Inês Nunes
PORTUGAL
"Panties"
A palavra deriva de cu, de origem no latim culus que significa ânus e de Eca proveniente do grego que significa domicílio .
São peças íntimas, que cobrem e protegem os órgãos genitais. As cuecas para as mulheres sempre enfatizaram mais a sexualidade e para os homens o aspecto mais funcional e protector, de acordo com o tipo de corpo.
Este projecto surge em 2011, na procura de formas para anéis e pulseiras que partiram de uma estrutura de cueca convencional onde foram exploradas e experimentadas sob vários suportes metálicos pintados e diferentes tipos de borrachas a partir de vários modelos de cuecas femininas.
A forma bidimensional da cueca é utilizada como referência para a execução do clássico anel de sinete. Sobre este registo, testa-se o potencial deste objecto que resulta numa colecção de anéis e pulseiras com diferentes dimensões, materiais e cores.
"A Joalharia Contemporânea enquanto área de conhecimento não está fechada em si
mesma. É multidisciplinar e insere-se no âmbito das Artes Plásticas. Deve reagir, responder
e satisfazer as necessidades de quem a cria, de quem a transporta e de quem a contempla.
A minha principal preocupação quando faço Joalharia é acrescentar algo de novo, que faça
reagir quem vê, quem sente e quem usa. Não é o valor do material que está em causa mas
sim a identidade entre corpo e jóia.
Questiono o território do corpo e a jóia enquanto habitante desse mesmo lugar. É neste
registo de conhecimento e reflexão que procuro entender e responder ao paradigma da
Joalharia Contemporânea, num contexto de desenvolvimento científico crescente, de
questões ambientais, sociais e econômicas."
Inês procura entender o paradigma da joalharia contemporânea através do seu trabalho que vem a desenvolver desde 1997. Portuguesa, vive e trabalha em Lisboa. Formada em Joalharia Contemporânea pelo Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual. Completou o Curso Avançado de Artes Plásticas no Ar.Co e é licenciada em Ciências Psicológicas, pelo ISPA. É professora de Joalharia do Curso Nocturno do Ar.Co desde 2009, no ano seguinte aceita o convite para ser coordenadora do mesmo curso e Vice-Presidente da PIN – Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea (2010-2014).